"O Easy WMS é o cérebro digital dos cinco armazéns automáticos”
Entrevista com Rafael Salinas da Porcelanosa Grupo
A cadeia de abastecimento da Porcelanosa é sinônimo de sucesso. Situados em Vila-real, os cinco centros logísticos situam-se numa grande área de terreno e foram construídos progressivamente ao longo de dez anos. A Mecalux construiu primeiro o armazém automático para Porcelanosa, depois o armazém Xtone, depois os armazéns L'Antic Colonial e Noken e, por último, um segundo centro para Porcelanosa. Conversamos com Rafael Salinas, Head de Operações das Subsidiárias Internacionais da Porcelanosa Grupo, sobre como a empresa pôde aproveitar as vantagens de automatizar seus armazéns e aumentar a produtividade para enfrentar o mercado global.
Mecalux entrevista Rafael Salinas, Chefe de Operações de Filiais Internacionais da Porcelanosa Grupo, sobre como a empresa automatizou seus cinco centros logísticos em Vila-real, Espanha.
-
Quais são as particularidades da logística de um fabricante de pisos e revestimentos cerâmicos como Porcelanosa Grupo?
Como fabricante de diferentes componentes, como azulejos, cozinhas, banheiros ou torneiras, precisamos que toda a nossa cadeia de suprimentos esteja perfeitamente sincronizada. Para isso, é fundamental que os atores envolvidos estejam organizados para poder realizar a logística just-in-time em um ambiente VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Além disso, considerando a contínua expansão internacional do grupo e o aumento de pedidos nos últimos anos, nossa cadeia de suprimentos tem se tornado mais complexa a cada ano. Nesse contexto, a automação e a digitalização são fundamentais para alcançar a sincronização de nossa cadeia de suprimentos. Graças à automação de nossos centros logísticos e à conexão robótica com nossos centros de produção, estamos preparados para satisfazer a demanda dos clientes, mesmo perante o aumento dos pedidos.
-
Por que eles tiveram a necessidade de construir cinco armazéns automáticos?
No início do projeto, a produção de Porcelanosa Grupo foi diversificada em cinco fábricas diferenciadas: as duas da Porcelanosa, L'Antic Colonial, Noken e Xtone. Por este motivo, lançamos cinco armazéns automáticos no complexo logístico de Vila-real, com capacidade total superior a 275.000 paletes. Na construção destes armazéns automáticos, o nosso principal objetivo foi poder fazer face ao crescimento do negócio, o que se traduziu num aumento substancial do número de produtos que gerenciamos e dos pedidos que preparamos. A um nível estritamente logístico, tínhamos um objetivo: garantir que os produtos fossem mantidos nas melhores condições possíveis e poder satisfazer a procura dos clientes, considerando o aumento de volume e a sazonalidade de cada mercado.
O Easy WMS rastreia o estoque para preparar milhares de pedidos por semana sem erros e controlar a rastreabilidade de cada produto em tempo real
-
Entrando no dia-a-dia de Porcelanosa Grupo, que desafios logísticos queriam resolver com estes armazéns?
Queríamos sincronizar a atividade da área de produção com a do centro logístico, pois, fabricamos em três turnos, 24 horas e sem intervenção humana. Também queríamos instalar um sistema de armazenamento que nos ajudasse a obter capacidade suficiente. Em relação à preparação de pedidos, tivemos o desafio de otimizar custos operacionais e aumentar a produtividade através de soluções automatizadas que auxiliam os operadores no manuseio de produtos pesados. A organização eficiente e a incorporação de equipamentos automáticos garantiram os ciclos necessários e nos permitiram realizar o picking de forma otimizada.
-
Que papel desempenha o sistema de gerenciamento de armazéns na organização das diferentes operações logísticas?
O sistema de gerenciamento da Mecalux é o cérebro digital dos cinco armazéns automáticos de Porcelanosa Grupo. O software permite preparar corretamente pedidos que incluam qualquer produto no momento necessário. Ele também monitora o estoque disponível para expedir milhares de pedidos por semana sem erros e controlar a rastreabilidade de cada produto em tempo real. No controle de estoque, o software considera diversos parâmetros logísticos como modelo, características, cor, tamanho, lote ou data de fabricação de cada artigo. Com base nesses parâmetros, o sistema de gerenciamento estabelece as regras necessárias para automatizar a seleção dos produtos a serem atendidos em cada pedido e não depender das decisões subjetivas do pessoal do armazém. Outro processo que seria impossível de gerenciar sem software é a apresentação, embalagem e rotulagem dos produtos. A digitalização permite escolher o melhor formato para entregar o produto em ótimas condições, sem quebras ou danos, de acordo com as necessidades de cada cliente e o tipo de transporte que distribui a mercadoria.
-
Como a automação ajuda os cinco armazéns de Porcelanosa Grupo a trabalhar com eficiência e segurança?
A automação oferece uma movimentação segura e contínua de produtos nos diferentes armazéns automáticos, facilitando o trabalho dos operadores. Por exemplo, os circuitos de transporte e os transelevadores garantem uma preparação eficiente dos pedidos, entregando a mercadoria automaticamente nas estações de picking. Graças à robotização, a movimentação dos operadores é mínima, para que possam passar mais tempo completando os pedidos em suas estações de picking, que são equipadas com sistemas hidráulicos que podem ser ajustados à altura dos operadores para maior ergonomia. Como resultado, a produtividade de Porcelanosa Grupo aumentou significativamente.
-
Como a logística de Porcelanosa Grupo respondeu aos desafios que enfrentou nos últimos anos, incluindo a pandemia do COVID-19?
Durante a COVID-19, os armazéns automáticos garantiram um serviço ininterrupto. Equipamentos automáticos de manuseio, como transelevadores e transportadores, continuaram operando com eficiência apesar do confinamento e das medidas restritivas da pandemia. O software da Mecalux também nos permitiu obter visibilidade do estado da cadeia de suprimentos em tempo real e adaptar as operações às medidas sanitárias. Por exemplo, graças ao software, a preparação e expedição dos pedidos foi organizada com antecedência para garantir o distanciamento social, tanto para operadores quanto para transportadoras.
-
Quais são os planos de Porcelanosa Grupo?
Queremos continuar a liderar o crescimento e a expansão do grupo ao nível internacional. Para tal, temos de adaptar constantemente a nossa atividade logística às novas exigências do mercado, bem como às necessidades dos clientes neste ambiente VUCA. O futuro de Porcelanosa Grupo passa por continuar a promover a inovação na nossa cadeia de abastecimento com soluções tecnológicas de ponta que nos oferecem a escalabilidade de que necessitamos.