Uma nova era para os ‘Chief Technology Officers’

15 abr 2025

Automação e tecnologia oferecem maiores oportunidades para melhorar as operações

Os especialistas em tecnologia da McKinsey, Aamer Baig, Jeffrey Lewis, Klemens Hjartar, Rob Cain e Sven Blumberg alertam que uma série de transformações tecnológicas está mudando o papel que os diretores de tecnologia desempenharam nas organizações até agora. As empresas estão, portanto, exigindo que os diretores de informação (CIO), diretores de tecnologia (CTO) e diretores digitais e de informação (CDIO) transformem promessas tecnológicas em valor para as empresas.

A análise da consultoria consistiu em conversas aprofundadas com membros do conselho, CEO, investidores e líderes de tecnologia, bem como uma revisão de pesquisas recentes. O estudo revelou as mudanças que os CTO devem implementar para atender às demandas dos negócios. Elas são divididas em quatro tipos de funções:

  • Orquestradores. O crescimento impulsionado pela tecnologia exige liderança em inteligência artificial e digital, em TI e negócios. Os diretores determinam como suas empresas criam valor, lideram equipes de vendas e tecnologia e assumem a responsabilidade pelos resultados. Como orquestradores, eles integram diversas facetas da organização para obter benefícios da IA e da tecnologia.
  • Construtores. Inventam novos produtos e negócios digitais baseados em IA que geram receita. Para atingir este objetivo, os decisores devem desenvolver capacidades como a IA generativa ou genAI, penetrar em novos mercados e criar soluções orientadas ao cliente.
  • Protetores. Os CTO precisam combater ativamente riscos potenciais que podem comprometer a resiliência das empresas, como ameaças cibernéticas e outros problemas relacionados à segurança cibernética.
  • Gerentes. A automação e a tecnologia oferecem cada vez mais oportunidades para melhorar as operações e outras funções corporativas. É por isso que os líderes estão expandindo sua influência para áreas além do departamento de TI, como experiência do cliente, inovação, operações, aquisições e estratégia. Isso poderia ajudar a eliminar divisões entre departamentos e acelerar a reconfiguração de funções.

Se e quando os líderes tecnológicos assumem estas funções, dependerá de uma variedade de fatores, incluindo o talento disponível, a experiência do diretor de informação, a dinâmica da indústria, a maturidade da tecnologia e o potencial para criar valor.