O inventário perpétuo permite monitorar o estoque do armazém em tempo real

Inventário perpétuo: registro do estoque em tempo real

18 abr 2024

O inventário perpétuo, também conhecido como inventário permanente, é um tipo de inventário em que a mercadoria é constantemente atualizada, registrando as entradas e saídas de artigos e controlando o estoque disponível em tempo real.

Esse método de gerenciamento de mercadoria é útil especialmente em armazéns que tenham inúmeras referências, pois um número alto de SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) propicia um maior risco de quebra ou ruptura de estoque. O inventário perpétuo permite que o gerente de logística mantenha constantemente um alto nível de controle e visibilidade dos produtos armazenados.

O que é o inventário perpétuo?

O inventário perpétuo é uma modalidade de gerenciamento do estoque que permite manter as quantidades de produtos constantemente atualizadas para promover o controle de estoque em tempo real. Para fazer um acompanhamento das entradas e saídas de artigos da instalação, as empresas utilizam sistemas especializados no gerenciamento do estoque que monitoram qualquer movimento de mercadoria. O software registra automaticamente o recebimento de materiais, a preparação de pedidos e as expedições. O programa também coleta informações relevantes sobre os produtos, tais como a data de expedição ou o tipo de unidade de carga.

O inventário perpétuo é fundamental na logística das empresas que trabalham com um alto número de referências. Graças a esse tipo de registro, as empresas podem gerenciar com confiabilidade seu nível de estoque e garantir uma rastreabilidade completa dos produtos.

Diferença entre inventário periódico e inventário perpétuo

A principal diferença que existe entre o inventário periódico e o inventário perpétuo é o tempo decorrido entre cada contagem de estoque. Enquanto o inventário periódico é realizado várias vezes por ano com uma frequência predeterminada, o inventário perpétuo registra em tempo real os movimentos de mercadoria no armazém, mantendo o estoque atualizado de forma permanente.

As empresas que fazem um inventário periódico (com contagens mensais, bimensais ou anuais) não têm dados dos estoques atualizados constantemente, por isso podem ser mais propensas a desajustes e rupturas de estoque no armazém. A solução para aumentar a precisão do inventário periódico consiste em aumentar a frequência das contagens, mas envolvem um custo adicional ao serem realizadas manualmente.

No inventário perpétuo, a contagem é feita automaticamente através da utilização de tecnologia, por isso a empresa não precisa interromper sua atividade e os operadores podem dar continuidade às suas tarefas habituais.

O inventário perpétuo da mercadoria evita desajustes e rupturas de estoque
O inventário perpétuo da mercadoria evita desajustes e rupturas de estoque

Benefícios do inventário perpétuo

As empresas que fazem um inventário perpétuo em seus armazéns obtêm as seguintes vantagens:

  • Controle da mercadoria: o registro das entradas e saídas de produto do armazém permite que o gerente de logística saiba onde está localizada cada referência e a quantidade que deve ser armazenada em cada slot. O controle total do estoque é fundamental para gerenciar com eficiência tarefas mais complexas como a preparação de pedidos, a reposição de mercadoria ou a devolução de produtos.
  • Rastreabilidade em tempo real: o monitoramento de qualquer movimento de mercadoria ao longo da cadeia de suprimentos permite fazer um acompanhamento dos artigos pelas diferentes etapas pelas quais eles passam, havendo, portanto, uma rastreabilidade total dos produtos.
  • Otimização de custos: um gerenciamento eficiente do inventário evita custos excessivos devido a rupturas de estoque ou estoque inativo, ou seja, as referências que já não podem ser vendidas nem incluídas nos pedidos dos clientes.
  • Redução de erros: com um número cada vez maior de referências e de menor tamanho, a implantação de um software que permita ter um inventário perpétuo é fundamental para evitar desabastecimentos de estoque e pedidos errados.
  • Confiança dos clientes: para setores como os operadores logísticos terceirizados (3PL), é fundamental transmitir uma imagem de controle e transparência, dois benefícios proporcionados pelo inventário perpétuo.

As vantagens oferecidas pelo inventário permanente são particularmente úteis em armazéns com muitas referências, onde não é recomendável abordar o gerenciamento de estoques unicamente através de contagens anuais ou periódicas.

Como conseguir um inventário perpétuo?

Para registrar em tempo real os movimentos realizados no armazém (recebimentos, armazenamentos, preparação de pedidos, expedições, etc.) é essencial implementar um programa de gerenciamento de armazém. Um software como o Easy WMS controla e coordena tudo o que ocorre na instalação para fazer um inventário perpétuo eficiente. Para tal, o sistema identifica os artigos assim que chegam ao armazém e lhes atribui uma localização determinada. Depois, envia instruções aos operadores indicando o que fazer com cada produto nas diversas etapas pelas quais deve passar.

Em armazéns manuais, os operadores utilizam terminais de radiofrequência conectados ao software. Essa tecnologia permite ler e identificar rapidamente as etiquetas RFID de cada artigo com as informações do produto, que podem ser lidas ao longo de toda a cadeia logística. Dessa forma, o sistema facilita o acompanhamento da mercadoria e de aspectos essenciais como sua origem, destino ou data de validade.

Além da mercadoria, as posições e os carros de picking também têm suas próprias etiquetas. Cada vez que os operadores manuseiam um produto e realizam as pertinentes leituras dos códigos, o software registra qualquer movimento e indica o que fazer para eliminar erros.

No caso dos armazéns automáticos, a incorporação de um Posto de Inspeção de Entradas (PIE) garante um inventário perpétuo praticamente sem intervenção humana. Os paletes entram no armazém através de um transportador e passam pelo PIE (um scanner com sensores), que verifica se a mercadoria cumpre certas medidas e padrões mínimos de qualidade. Nesse mesmo instante, a leitura da etiqueta é realizada automaticamente para que a entrada fique registrada no sistema. Os movimentos subsequentes são igualmente registrados. Por isso, os gerentes de logística podem verificar a situação de cada produto sem que os operadores tenham que intervir em seu gerenciamento.

Com o Easy WMS você se beneficiará de um inventário perpétuo completamente digitalizado
Com o Easy WMS você se beneficiará de um inventário perpétuo completamente digitalizado

Estoque atualizado constantemente

Cada vez mais empresas utilizam um software de gerenciamento para manter um inventário perpétuo no armazém. O programa limita o risco de rupturas de estoque e minimiza os erros nos pedidos, o que poderia afetar o prestígio de uma marca.

Ter uma visibilidade completa dos níveis de estoques é vantajoso para qualquer tipo de negócio. No entanto, os armazéns que trabalham com uma grande diversidade de referências serão especialmente beneficiados, pois fazer um inventário periódico é insuficiente. Para essas empresas é muito importante manter um inventário permanente e, consequentemente, verificar constantemente o status dos artigos de seu armazém.

O inventário perpétuo fomenta a logística 4.0 através do gerenciamento digital das informações e implementação de sistemas de armazenamento automáticos. Caso você deseje monitorar em tempo real a entrada e saída de produtos, não hesite em entrar em contato conosco. Um assessor de nossa divisão de software irá assessorá-lo sobre as melhores opções para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: