A desconsolidação de carga permite economizar custos de transporte na cadeia de suprimentos

Desconsolidação de carga: uma operação essencial no processo de recebimento

29 fev 2024

A desconsolidação de carga é um processo que consiste em separar a mercadoria previamente consolidada em uma unidade de transporte de maiores dimensões.

A operação de desconsolidação de carga tornou-se popular devido ao crescimento do agrupamento na cadeia de suprimentos, especialmente por parte dos operadores logísticos. As empresas agrupam as cargas para evitar envios fragmentados e, dessa forma, reduzir o custo de distribuição da mercadoria. No entanto, ao aplicar essa operação, é necessário realizar a operação contrária após o recebimento do envio.

O que é a desconsolidação da carga?

A desconsolidação de carga é uma operação onde inúmeros pedidos individuais são desagrupados em pacotes menores.

Para desconsolidar a carga de um envio, a mercadoria deve ter sido previamente consolidada em um único carregamento e registrada no mesmo romaneio de carga. Após a desconsolidação, a carga é verificada e um novo documento de transporte é gerado para cada pedido.

A desconsolidação da carga costuma ser realizada em áreas do armazém disponibilizadas para tal, como as docas de carga ou as áreas de desconsolidação. No transporte intermodal, a desconsolidação de carga também ocorre em áreas específicas dos aeroportos, portos marítimos ou terminais ferroviários.

Diferença entre agrupamento ou consolidação e desconsolidação

A principal diferença que existe entre o agrupamento de mercadoria ou consolidação de carga e desconsolidação é que este último processo é consequência dos dois primeiros. Portanto, a desconsolidação de carga é realizada quando a mercadoria foi previamente consolidada ou agrupada.

No entanto, o processo de grupagem não deve ser confundido com a consolidação. Por um lado, o agrupamento combina mercadoria de vários clientes em um mesmo meio de transporte (um caminhão, um contêiner, se for transporte marítimo ou intermodal, etc.) para reduzir custos. Além disso, graças ao agrupamento, os operadores logísticos podem oferecer um serviço mais eficiente ao melhorar a frequência dos envios. Por outro lado, a consolidação de mercadorias não se limita ao transporte, pois também pode ser utilizada como parte de outras operações logísticas. Por exemplo, em um armazém a mercadoria pode ser consolidada para ser depositada nas estantes ou ao preparar um pedido composto por diferentes referências para um mesmo cliente, entre outros casos.

Vantagens da consolidação e desconsolidação de carga

O processo de consolidação e desconsolidação de carga proporciona as seguintes vantagens na cadeia de suprimentos das empresas:

  • Economia de custos: as empresas podem agrupar a mercadoria para reduzir o custo de envio por pedido.
  • Atualização do pedido em tempo hábil: cada vez que uma carga consolidada for separada e dividida, o status do pedido é atualizado e verificado para comprovar se as unidades que foram recebidas coincidem com as enviadas.
  • Personalização do envio: após desconsolidar a carga, cada pedido pode ser expedido de acordo com as características estabelecidas entre o remetente e o destinatário final visando melhorar a qualidade do serviço.

No entanto, o processo de desconsolidação de carga na cadeia de suprimentos envolve alguns riscos. Qualquer demora na operação pode atrasar o envio dos produtos, o que repercute negativamente na satisfação do cliente final. Além disso, o processo de consolidação de carga exige uma comunicação fluida entre os motoristas das transportadoras, operadores logísticos e empresas que participam da operação.

A desconsolidação de carga normalmente é realizada nas docas de carga e descarga de um armazém
A desconsolidação de carga normalmente é realizada nas docas de carga e descarga de um armazém

Como é o processo de desconsolidação de carga

O processo de desconsolidação de carga em um armazém começa após o motorista da empresa transportadora ter depositado toda a mercadoria na área de recebimento das docas de carga. Após o recebimento dos pedidos, os operadores descarregam a mercadoria dos caminhões para iniciar o processo de desconsolidação de carga comprovando se os romaneios coincidem com o estabelecido junto ao fornecedor em quantidade, modelo e características.

Com o auxílio de leitores de radiofrequência, os operadores desfragmentam a mercadoria de acordo com as necessidades do armazém, seja em paletes completos, caixas ou unidades individuais de produto. Durante todo o processo de desconsolidação de carga, é de vital importância registrar todas as informações e fazer constar a chegada de novo material para controlar sua rastreabilidade antes de ser armazenado nas estantes. Nos armazéns que utilizam um software de gerenciamento de armazém, esses dados estão informatizados de acordo com os parâmetros logísticos utilizados pela empresa (costumam estar sincronizados com o banco de dados do ERP).

A desconsolidação alfandegária

O processo de desconsolidação de carga no transporte intermodal geralmente é realizado nas zonas primárias das alfândegas autorizadas para tal finalidade. Nessas zonas são realizadas as operações de recebimento, armazenamento e transporte de mercadorias que entram ou saem do país.

O primeiro passo consiste em receber os contêineres e que um despachante aduaneiro realize os trâmites pertinentes. Para manter o controle das importações exigido por lei, o despachante utiliza o documento de transporte do contêiner, que inclui a quantidade e o peso total da mercadoria a enviar e os destinos para os quais a entrega deve ser efetuada. Após a desconsolidação de carga, verifica-se se o documento de cada carga individual é correto e esta é armazenada no entreposto aduaneiro de forma temporária. A mercadoria permanece sob o controle das autoridades alfandegárias até ser retirada pelo operador logístico, que se encarregará de enviá-la ao seu destino definitivo, seja dentro ou fora do território aduaneiro comunitário.

Os terminais de radiofrequência permitem agilizar a desconsolidação da carga
Os terminais de radiofrequência permitem agilizar a desconsolidação da carga

Otimizar tempo e recursos na desconsolidação de carga

O processo de desconsolidação de carga é uma etapa fundamental na cadeia de suprimentos das empresas, pois sua eficiência depende do tempo e da qualidade do envio. Por vezes, a saturação dos pontos de acesso ao armazém pode dificultar a desconsolidação da carga. Antes de chegar a um ponto crítico, é conveniente analisar as estratégias de atuação, detectar os pontos de melhoria e encontrar soluções que permitam agilizar o processo, tal como implementar sistemas de automação ou digitalização do armazém.

Caso considere que não está aproveitando as possibilidades oferecidas pela desconsolidação de mercadorias no processo de recebimento de pedidos, entre em contato conosco, um de nossos técnicos analisará os fluxos de materiais de seu armazém, assim como irá assessorá-lo para encontrar a solução logística que mais se adapte às suas necessidades.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: