A visão artificial se difundirá no setor logístico nos próximos cinco anos

05 fev 2024

PESQUISA LOGÍSTICA

O interesse pela visão artificial, um campo cada vez mais popular da IA, continua a crescer em todo o mundo. Um relatório da empresa DHL afirma que esta ferramenta terá se expandido pela maioria das empresas do setor logístico nos próximos cinco anos.

A visão artificial é uma tecnologia que pode revolucionar a logística

O mercado de visão artificial está em expansão e cada vez mais fornecedores conseguem atender essa demanda. Segundo os investigadores consultados, esta tecnologia valorizou 9,40 mil milhões de euros em 2020 e atingirá 41,11 mil milhões em 2030, pelo que manterá uma taxa composta de crescimento anual de 16%.

“Nunca houve um momento mais emocionante para as indústrias e os especialistas em logística trabalharem juntos para concretizar todo o potencial da visão computacional e da inteligência artificial”, afirma o Dr. Klaus Dohrmann, coautor do estudo e diretor de inovação e pesquisa de tendências da DHL.

Computadores que veem e entendem

Se a IA permite que os computadores “pensem” ou processem informações, a visão computacional faz com que as máquinas “vejam” e “entendam” o seu ambiente. Esses sistemas coletam informações de estímulos visuais, como fotos e vídeos. Ao coletá-los e processá-los através de algoritmos, a visão computacional pode fazer sugestões ou até mesmo executar ações.

A visão computacional e seus algoritmos devem ser treinados da mesma forma que os humanos aprendem a distinguir objetos e a interpretar o que veem. Embora no caso desta tecnologia o processo de treinamento seja mais rápido devido à grande quantidade de dados que podem coletar. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2022, a precisão da visão computacional na identificação e classificação de objetos aumentou de 50 para 99% em menos de uma década.

Além de reconhecer objetos e pessoas, a visão computacional pode fazer uma avaliação inicial de sua aparência e condição A continuação, pode rastrear um artigo identificado anteriormente utilizando imagens sequenciais e transmissões de vídeo. Também ajuda a recuperar imagens digitais com mais precisão.

Aplicações em vários setores

Na indústria, suas maiores contribuições estão vinculadas à identificação de defeitos nos ativos da empresa, à coordenação de pessoas e à segurança do trabalho. Um de seus usos mais difundidos é o controle de qualidade e também pode ajudar a constatar problemas futuros em máquinas e fazer previsões sobre possíveis falhas. Da mesma forma, a visão computacional pode identificar fadiga e outras expressões faciais, o que pode prevenir acidentes de trânsito. No que diz respeito às operações logísticas, DHL destaca a utilidade desta ferramenta para criar mapas de calor de armazéns e reconhecer áreas de alta atividade ou gargalos.

A visão artificial tem outras aplicações em setores como varejo, saúde ou manufatura. Nas lojas, a visão computacional é útil para estabelecer sistemas de pagamento sem a necessidade de caixas registradoras, em que o usuário é cobrado pelos objetos com que sai do estabelecimento. Na área médica, podem ajudar a identificar imagens de diagnóstico para uma identificação mais rápida de doenças.